3 Formatos Principais de Email Marketing para Todos os Tipos de Campanha

O Email Marketing é um dos principais meios de comunicação é muito versátil  e muito usado por empreendedores digitais. Através dele, é possível enviar mensagens nos mais diversos formatos, incluir links, imagens, vídeos, texto, fontes coloridas, negrito, itálico e não para por aí…

Segundo Wikipédia: O Email Marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.

Por esse motivo, muitas empresas do marketing digital utilizam o email marketing em vários momentos das suas estratégias de campanha de marketing, para enviar conteúdos que vão desde artigos, e-books para download, promoções e ofertas até o relacionamento com clientes.

3 Formatos Principais de Email Marketing para Todos os Tipos de Campanha

Se você está achando que todo email é igual, está muito enganado! Podemos dividir os tipos de email marketing em 3 formatos principais e essenciais.

1 > Emails Relacionais;

2 > Emails Transacionais;

3 > Emails Promocionais.

É preciso ter esses 3 formatos bem estruturado na hora de escrever os emails da sua estratégia de marketing. Afinal, cada um vai cumprir funções diferentes dentro das suas campanhas.

Para você que quer entender mais sobre as diferenças entre os três formatos mais importantes do email marketing e conferir os três modelos que você pode usar para enviar em vários momentos da sua estratégia de marketing, continue a leitura desse artigo!

Conforme já mencionamos, o email marketing é muito I-M-P-O-R-T-A-N-T-E no mundo digital. Se você der uma olhada rápida na sua caixa de entrada neste momento, vai poder perceber que recebe emails de diversas empresas que se comunicam através de mensagens diferentes com formatos diferentes.

Um email de promoção de hospedagem em hotel, por exemplo, não é feito da mesma maneira que uma confirmação de compra online. E os dois são considerados email marketing!

Para você que quer entender mais sobre as diferenças entre os três formatos mais importantes do email marketing e conferir os três modelos que você pode usar para enviar em vários momentos da sua estratégia de marketing, continue a leitura desse artigo!

 

1 > Emails Relacionais

Marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos de vendas.

Esse tipo de campanha de email marketing tem como principal objetivo o engajamento da sua base de contatos.

Os emails relacionais focam no relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, enviando para eles conteúdos que vão agregar, educar e gerar algum valor.

O marketing de relacionamento consiste em “todas as atividades de marketing voltado a estabelecer, desenvolver e manter troca relacional bem sucedida com seu cliente”.

Seus Emails Relacionais podem conter:

  • Pesquisa de opinião;
  • Artigos do blog;
  • Boas-vindas 
  • Newsletter;
  • Confirmação de webinar;
  • Cursos online;
  • Novidades.

 

 2 > Emails Transacionais

formas de email marketing

Emails transacionais servem como uma espécie de autorresposta do sistema para uma ação ou transação realizada no seu blog, site ou outras vias de comunicação.

São muito utilizados por empresas  e empreendedores que enviam estes emails para contatos, leads (potenciais clientes) ou clientes, para auxiliar no processo de follow up (acompanhamento) uma vez que uma ação de determinado usuário foi realizada em seu site, blog etc.

Você pode criar emails e programá-los através de um serviço de Autoresponder para que sejam enviados aos cliente que efetuar um cadastro em seu blog, assinar a newsletter, efetuar um download de um e-book, algum arquivo ou documento, efetuar alguma compra ou mesmo enviar campanhas de vendas ou agradecimento por concluir um determinado passo no blog ou outras ações específicas.

Quando realizamos uma compra pela Internet, por exemplo, recebemos uma série de emails transacionais: um logo após a realização da compra que confirma a transação, outro quando seu produto é enviado, outro com o código de rastreio e por aí vai.

Alguns exemplos de emails transacionais:

  • Notificação de entrega;
  • Recibos;
  • Confirmação de transações;
  • Ticket de suporte;
  • Confirmação de endereço de email;
  • Recuperação de senha;
  • Confirmação de criação de conta.

Se precisar de um serviço de Autoresponder para fazer todo esse processo no automático, te recomendo a E-goi que oferece até 5001 emails no plano gratuito.

 

3 > Emails Promocionais

formas de email marketing

Emails Promocionais é a comunicação da marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

Promoções e ofertas são um dos tipos de email mais enviados por empresas para seus consumidores.

Por essa razão, esse é geralmente o formato mais relacionado com o email marketing (mas como você pode ver, existem diversos outros tipos de email que podem ser enviados por uma marca!).

Além de promoções e ofertas, um email promocional também pode ser aquele que contém:

  • Lançamento de materiais ricos;
  • Período de teste gratuito;
  • Lançamento de novos produtos e serviços;
  • Oferta de upgrade;
  • Divulgação de webinar.

Através desses 3 formatos principais de Email Marketing você consegue se conectar e ser lembrado. Esta ferramenta, que serve para todos os tipos de campanha, a princípio inexpressiva, não apenas permite enviar mensagens direcionadas regularmente, mas também recebe respostas rápidas e alcança resultados imediatos.

Nesse sentido, as empresas e empreendedores digitais que adotam o email marketing têm uma série de benefícios, como:

Proatividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a empresa consegue encontrá-lo;

Interatividade: o cliente interage imediatamente com a mensagem enviada;

Segmentação: é possível direcionar a mensagem por conversões,sexo, faixa etária e localização, por exemplo;

Personalização: a mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do seu potencial cliente;

Mensuração: as estatísticas do seu site ou blog poderão indicar quantas clicaram em um link, visitaram e compraram, quantas não desejam mais receber sua comunicação e diversas outras informações. o retorno da ação realizada é acompanhada em tempo real e custo-benefício.

Modelos de Email Marketing para Cada Tipo de Campanha

Você deve esta se perguntando como executar cada um desses tipos de campanha de email marketing.

Para facilitar a sua vida, vou deixar um modelo de cada formato de email que você pode adaptar no seu negócio digital, empresa na próxima vez que for lançar um produto, enviar uma newsletter ou confirmar uma transação.

Modelo de Email Relacional: Newsletter 

Se você vai começar uma estratégia de newsletter para sua empresa, não se esqueça de definir três pontos importantes:

A periodicidade dos emails (semanal, quinzenal ou mensal);

O tipo de conteúdo que vai ser incluído (materiais ricos, artigos de blog, novidades, artigos de terceiros);

E o tom da newsletter (formal ou informal).

Separei um exemplo real do blog de modelo de email relacional

Assunto: Artigos memoráveis#1 – Tudo que aconteceu essa semana no [nome do seu blog ou site]…

“Olá [nome],

Esta é a semana de artigos memoráveis, onde trago todo nosso conteúdo semanal de artigos, infográficos, vídeos e muito mais. Vamos lá!

Confira os artigos de destaques da semana

Compartilhe as suas dicas comigo! É só responder esse e-mail!

Quer mais exemplos de newsletters? Confira nosso e-book [nome do e-book].

Forte abraço! [seu nome]

Confira o artigo sobre as 9 melhores newsletter brasileiras do marketingdeconteudo.com.

Modelo de Email Transacional: Compra Confirmada

Esse é o tipo de email deve ser bem claro e objetivo, deve conter todas as informações da transação de compra que acabou de ocorrer, para que seu contato possa verificá-las quando quiser.

Não há necessidade de incluir muitos elementos gráficos ou imagens no template do email, pois o foco está mesmo no conteúdo da mensagem enviada.

Segue o seguinte modelo de email transacional

Assunto: Confirmação do pedido nº654321

“Olá [nome], tudo bem?

Obrigado por comprar na [sua Loja]! Este email é para confirmar que seu pedido foi recebido com sucesso.

[Número do pedido]

Depois de processado, seu pedido estará pronto para envio e será despachado em até X dias úteis.

Mais informações sobre seu pedido:

[ Número do pedido]
[Data e hora do pedido]
[Itens]
[Valor pago]

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco no endereço [seuemail@loja.com.br], ou por telefone [telefone da sua empresa].

Um forte abraço,
[Sua Empresa]”

Modelo de Email Promocional: Lançamento de Um Serviço Online de Alto Valor

Produzir um material de alto valor é lançá-lo, e o email é um dos melhores canais para fazer isso!

Escolha o lançamento de um serviço online (cursos, ferramentas, consultoria etc) como exemplo de email promocional para você.

Independentemente do objetivo do seu email promocional, ele sempre deve focar na oferta ou promoção que vocês está fazendo, por exemplo:

  • Comprar um produto em promoção etc;
  • Fazer download de um material,
  • Obter um cupom de desconto

Evite distrações com informações desnecessárias ou chamada para outras ofertas.

O modelo abaixo é um exemplo de email promocional, lançamento de um material.

Assunto: [E-book Gratuito] 4 Formas de criar uma segunda fonte de renda

“Olá [nome],

Lançamos hoje a primeira edição desse material em PDF que descreve 4 formas para criação de fonte renda, que vem recheada de formas incríveis sobre o futuro do mercado de marketing digital.

1.958 pessoas relacionadas ao marketing de vendas já fizeram o download, e está contribuindo para novas ideias nos negócios online.

Quer saber mais?

FIQUE POR DENTRO DE NOVAS TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL, ACESSE NOSSO BLOG: [Nome do seu blog ou site]

Um grande abraço,
[Seu nome]

Como vimos nesse artigo, cada tipo de email demanda um formato e escrita bem diferentes.

Sendo assim, é necessário identificar as campanhas de email marketing mas adequada para seu negócio digital e ajustar sua estratégia de acordo com o objetivo de cada campanha.

Quer aprender muito mais sobre como ter uma estratégia de email marketing incrível, com campanhas que vão gerar resultados de verdade? Acesse esse conteúdo de email marketing! 

E se você possui algo para complementar, com alguma dica ou modelo de email marketing que iria me ajudar ainda mais (e aos leitores, claro), deixe um comentário!

 

3 Formatos Principais de Email Marketing para Todos os Tipos de Campanha
5 (100%) 7 votes

Aprenda como ganhar dinheiro na internet com conteúdo GRATUITO!

Ulisses Cardia

Ulisses Cardia é Empreendedor Digital desde 2014 e vive atualmente de seus negócios online. Agora quer ajudar pessoas a construir seu negócio digital de sucesso na internet.

Website: http://www.queroganharonline.com/